segunda-feira, 7 de junho de 2010

BASE SÓLIDA PARA CONFIANÇA

 O universo é controlado por leis básicas. Fiamo-nos em muitas delas. O nascer e o pôr do sol, as fases da lua e as estações vêm e vão dum modo que contribui para a estabilidade da vida humana. Os homens elaboram calendários e planejam atividades com anos de antecedência, sabendo que os movimentos do sol, da lua e dos planetas são seguros. O que podemos aprender disso?
 O Criador destas leis é fidedigno; o que ele diz e faz é digno de confiança. É em seu nome, como Criador do céu e da terra, que se fazem as promessas bíblicas a respeito de uma nova ordem justa. (Isaías 45:18, 19) Na rotina diária da pessoa, é normal confiar em certa medida nos outros — nos que levam gêneros alimentícios ao mercado para vender, nos que entregam o correio e em amigos íntimos. Não devemos ter muitíssimo mais confiança em Deus e na certeza do cumprimento de suas promessas? — Isaías 55:10, 11.
 É verdade que os homens, por motivos egoístas, amiúde mostram que não se pode confiar neles. Mas todas as promessas de Deus contidas na Bíblia são claramente para o nosso bem, não para satisfazer qualquer egoísmo da Sua parte. Ele não precisa nada de nós; nem resulta nossa crença na sua Palavra em lucro egoísta para qualquer homem. Mas Deus agrada-se dos que têm fé nele, por causa de seu amor a ele e de seu apreço do modo de agir dele. — Salmo 50:10-12, 14, 15 (49:10-12, 14, 15, ver. cat.).
 Por outro lado, a Bíblia agrada também à nossa faculdade de raciocínio; não exige fé cega ou credulidade. De fato, ela define a verdadeira fé como “a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas”. (Hebreus 11:1) Deus fornece-nos na Bíblia uma base sólida para termos fé. Esta base torna-se cada vez mais evidente ao aumentarmos em conhecimento da Palavra de Deus e vermos quão veraz ela mostra ser na nossa vida e no cumprimento de suas profecias. — Salmo 34:8-10 (33:9-11, ver. cat.).
 As promessas bíblicas de bênçãos futuras vão muito além do que os homens se atrevem a oferecer. No entanto, estas promessas não exigem que creiamos em coisas contrárias a toda a experiência humana. Tampouco são contrárias ao que é normal para os homens desejarem. Considere algumas destas grandiosas bênçãos e veja quão veraz isto é.

Nenhum comentário: