terça-feira, 29 de junho de 2010

A crise da água — o que tem sido feito?

A crise da água é global e coloca em risco a saúde de bilhões de pessoas na Terra. Que medidas têm sido tomadas para restabelecer o equilíbrio entre o fornecimento e o consumo de água?
ÁFRICA DO SUL: “Finalmente, Água Para os Cidadãos Pobres de Durban!” Assim dizia uma manchete da revista Science. O artigo relatou que as pessoas pobres que moravam ali não tiveram um abastecimento adequado de água por décadas, em conseqüência do extinto apartheid — política de segregação racial adotada por governos anteriores. O artigo mencionou que, em 1994, “250 mil habitantes da região de Durban não tinham acesso a água limpa ou saneamento”.
Para reverter essa situação, um engenheiro civil criou em 1996 um programa para fornecer a cada família quase 200 litros de água todos os dias. O resultado? “Dos 3,5 milhões de habitantes de Durban, apenas 120 mil não têm acesso a água limpa”, relata a revista Science. Hoje, o máximo que as pessoas precisam fazer para conseguir água é andar alguns metros — um enorme progresso comparado ao tempo em que muitas tinham de caminhar quase um quilômetro.
A revista Science explicou que, para lidar com o problema do saneamento, a “antiga latrina fora de casa”, na qual a pessoa fazia suas necessidades num buraco no chão, está sendo substituída por latrinas de desvio de urina com fossa dupla — sistema “que separa a urina das fezes, para que essas sequem e se decomponham com mais rapidez”. No início de 2008, umas 60 mil latrinas desse tipo foram instaladas, embora se calculasse que levariam mais dois anos para que todas as casas as tivessem.
Brasil: Na cidade de Salvador, centenas de crianças sofriam de diarréia por falta de sanitários e sistema de esgoto. Para corrigir a situação, a prefeitura instalou quase 2 mil quilômetros de canos de esgoto, favorecendo mais de 300 mil casas. O resultado? O índice de casos de diarréia caiu 22% em toda a cidade e 43% em áreas onde a incidência era maior.
Índia: Em algumas regiões da Terra, em certa época do ano, há grande quantidade de água limpa, mas ela nem sempre é armazenada para ser bem aproveitada. Em 1985, porém, no distrito de Dholera, no Estado de Gujarat, noroeste do país, um grupo de mulheres indianas inventou um método eficiente de armazenar água. Elas organizaram um grupo para construir um açude do tamanho de um campo de futebol. Então revestiram o açude com plástico grosso para evitar vazamentos. A iniciativa foi tão bem-sucedida que, meses após o fim da estação das monções, as mulheres ainda tinham água, apesar de a terem “compartilhado com outros”.
Chile: Esse país da América do Sul, com mais de 4 mil quilômetros de extensão, está encravado entre o oceano Pacífico, ao oeste, e a cordilheira dos Andes, ao leste. O governo detém controle total da água e é ele que autoriza a construção de represas e canais. Assim, 99% dos residentes urbanos e 94% dos que moram em zonas rurais recebem água de qualidade.

Nenhum comentário: