segunda-feira, 7 de junho de 2010

A TERRA SE TORNARÁ UM LAR AJARDINADO

 Para muitos, a palavra “paraíso” contém a idéia de algo extra-terreno a até mesmo irreal. Mas “paraíso” vem de palavras similares usadas nos tempos antigos (em hebreu: pardés; em persa: pairidáeza; em grego: parádeisos), palavras usadas para descrever coisas então realmente existentes na terra. Todas estas palavras contêm a idéia básica de um ‘belo parque’ ou de um ‘jardim semelhante a um parque’. Assim como na antiguidade, também hoje há muitos de tais lugares, alguns deles sendo parques de grande tamanho. E o homem tem um anseio natural por sua beleza. A Bíblia promete que virá o dia em que todo este planeta será tal jardim semelhante a um parque, ou um paraíso.
 Quando Deus criou o primeiro casal humano, deu-lhes por lar o Jardim do Éden, nome que significa Paraíso de Prazer (ou Delícias). O paraíso não se devia limitar, porém, àquele único lugar. Conforme a Bíblia relata: “Deus os abençoou e Deus lhes disse: ‘Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a.’” (Gênesis 1:28; 2:8, 9) Isto envolvia a ampliação dos limites do Paraíso até os confins da terra. O proceder desobediente de Adão e Eva não pôs término a este propósito declarado de Deus. Mostrando que a terra paradísica ainda era do propósito de Deus, Cristo Jesus prometeu a um homem que morria ao lado dele e que mostrava fé em Jesus, como Filho de Deus, que ele teria a oportunidade de viver em tal Paraíso terrestre. (Lucas 23:39-43) Como se dará isso?
 Na vindoura “grande tribulação”, Deus promete eliminar todos os obstáculos a tal paraíso por arruinar os que arruínam a terra. (Revelação 11:18) Deus fará assim o que os governos humanos nunca poderiam fazer. Eliminará todos os que egoistamente poluem e estragam a terra para satisfazer sua ganância comercial, todos os que travam guerras devastadoras por causa de sua sede de poder e todos os que usam mal a terra por causa de sua falta de gratidão e respeito para com as dádivas abundantes que Deus proveu.
 A terra inteira florescerá então com beleza; seu ar, sua água e sua terra terão então frescor e pureza. Este restabelecimento do Paraíso não é algo além da possibilidade de se crer ou contrário à experiência humana. Há muitos séculos atrás, quando os da nação de Israel saíram do cativeiro em Babilônia,  Deus restabeleceu-os na sua pátria. Ao retornarem, o país era um baldio desolado. No entanto, visto que Deus abençoou a eles e o seu trabalho, a terra mudou logo, ao ponto de os povos vizinhos exclamarem: ‘Ela se tornou igual ao jardim do Éden!’ Onde antes havia matas de espinhos e abrolhos, cresciam então juníperos e murteiras. A terra se tornou muito produtiva, removendo qualquer ameaça de fome. (Ezequiel 36:29, 30, 35; Isaías 35:1, 2; 55:13) O que Deus fez então naquela pequena região da Palestina prometeu fazer em escala global, para que todas as pessoas vivas usufruíssem os prazeres divinamente providos da vida no Paraíso. — Salmo 67:6, 7 (66:7, 8, ver. cat.); Isaías 25:6.

Nenhum comentário: