segunda-feira, 7 de junho de 2010

Que será do planeta Terra?

QUE reserva o futuro para você, um dentre os bilhões de pessoas que agora vivem no planeta Terra? Gostaria de ter uma vida de paz e segurança, no meio de pessoas que realmente se amam? Poderá ter isto e muito mais. Mas este não é o futuro que a maioria espera ter. Por que não?
 A ameaça duma guerra nuclear levantou sérias dúvidas sobre se haverá futuro para grande parte da raça humana. Quando se detonou pela primeira vez uma bomba atômica numa guerra, em 1945, morreram instantaneamente mais de 70.000 homens, mulheres e crianças. Muitos outros milhares tiveram uma morte agonizante nos dias e nos anos que se seguiram. Mas hoje em dia, uma única ogiva típica tem o potencial explosivo de todas as bombas lançadas durante a Segunda Guerra Mundial. Existem dezenas de milhares de armas nucleares posicionadas para uso imediato. Ainda assim, o mundo gasta cerca de 2.000.000.000 de dólares por dia numa corrida armamentista que deixa muitas pessoas pasmadas de horror.
 Mas que dizer de apenas uma “guerra nuclear limitada”? Os resultados ainda assim seriam aterradores. Segundo Carl Sagan, bem conhecido cientista, se as nações usassem mesmo que apenas uma fração de sua capacidade nuclear, “há pouca dúvida de que nossa civilização global seria destruída. . . . Parece ser real a possibilidade da extinção da espécie humana”. Muitos procuram tirar da mente tal perspectiva, mas isso não elimina o perigo. Um número rapidamente crescente de outros constituíram sociedades de sobrevivência. Na esperança de alguns sobreviverem, construíram refúgios em regiões isoladas, e armazenaram nestes suprimentos alimentícios e médicos, bem como armas para expulsar invasores indesejáveis.
 À parte duma guerra nuclear, os cientistas advertem sobre um possível desastre global causado pela maneira em que se abusa do meio ambiente. A poluição do ar que respiramos é motivo de séria preocupação. As florestas estão sendo devastadas numa proporção alarmante; no entanto, elas são importantes para o ciclo de oxigênio da terra, para o ciclo hidrológico dela e para a conservação do solo. Por ignorância e por ganância arruínam-se vitais terras férteis. Os suprimentos de água estão sendo poluídos, amiúde com substâncias químicas mortíferas. Todavia, esses recursos são essenciais para a sustentação da vida humana.
 De preocupação mais imediata, porém, talvez ache que o crime violento está tornando as pessoas prisioneiros em suas próprias casas. A instabilidade política e social torna a vida perigosa. O amplo desemprego e a vertiginosa inflação causam privação e frustração. A vida doméstica de muitos está longe de ser satisfatória; muitas vezes faltam os vínculos do amor, que deveriam manter a família unida. Em toda a parte, a atitude das pessoas é: “Primeiro eu!”
 Então, onde se pode encontrar uma base sólida para a expectativa duma vida em segurança? Se o nosso futuro, como habitantes da terra, dependesse exclusivamente do que homens e nações, que compartilham a responsabilidade por esses problemas, estivessem dispostos a fazer e fossem capazes de realizar, a perspectiva seria realmente lúgubre. Mas depende deles?

Nenhum comentário: