quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Terra foi ‘fundada’ por acaso?

PARA evitar temperaturas extremas, a Terra tem de orbitar o Sol a uma distância correta. Em outros sistemas solares, já foram detectados planetas que orbitam estrelas semelhantes ao Sol e que estão na chamada ‘zona habitável’, quer dizer, são capazes de manter a água em estado líquido. Mas mesmo esses planetas “habitáveis” podem não ser adequados para a vida humana. É também preciso que a velocidade de rotação e o tamanho deles sejam apropriados.

Se a Terra fosse um pouquinho menor e tivesse menos massa, a força da gravidade seria mais fraca e boa parte da sua preciosa atmosfera se perderia no espaço. A Lua e os planetas Mercúrio e Marte são exemplos disso. Eles são menores e têm menos massa do que a Terra e, por isso, sua atmosfera é tênue ou inexistente. Mas e se a Terra fosse um pouco maior e tivesse mais massa?

Então a sua força gravitacional seria mais forte e gases leves, como hidrogênio e hélio, levariam mais tempo para escapar da atmosfera. “Mais importante ainda”, explica o compêndio científico Environment of Life (O Ambiente da Vida), “o delicado equilíbrio entre os gases da atmosfera seria rompido”.

Ou veja apenas o caso do oxigênio, essencial para a combustão. Se o seu nível aumentasse em 1%, os incêndios florestais se tornariam mais freqüentes. Por outro lado, se o dióxido de carbono — um gás que causa o efeito estufa — continuasse aumentando, sofreríamos as conseqüências do superaquecimento da Terra.

Nenhum comentário: