terça-feira, 29 de junho de 2010

Estamos ficando sem água?

Certo provérbio do Uzbequistão diz: “Se acabar a água, acaba a vida.” Alguns especialistas diriam que essas palavras soam mais proféticas do que proverbiais. Todo ano, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por causa de água contaminada e saneamento básico precário, e 90% das vítimas são crianças.
COMO você consegue água? Apenas abre a torneira? Ou, como é comum em alguns lugares, precisa andar muito, esperar numa fila e depois voltar para casa carregando um balde pesado com esse valioso líquido? Você gasta muitas horas todos os dias só para conseguir água suficiente para lavar e cozinhar? Essa é a situação em muitos países — a água é escassa e difícil de conseguir. Em seu livro Water Wars—Drought, Flood, Folly, and the Politics of Thirst (Guerras por Água — Seca, Enchente, Tolice e a Política da Sede), Diane Raines Ward mencionou que 40% da população mundial “tira água de poços, rios, açudes ou poças”. Em alguns países, as mulheres levam até seis horas buscando água para a família, carregando vasilhames que, quando cheios, pesam cerca de 20 quilos.
A verdade é que a crise da água e do saneamento básico afeta severamente mais de um terço da população mundial. O problema é grave principalmente na África, onde 6 de cada 10 pessoas não têm nem sequer banheiro apropriado — um fato que, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, favorece “a contaminação de fontes de água, de alimentos e do solo por bactérias, vírus e parasitas encontrados em excrementos humanos”. O relatório diz que essa contaminação “é a principal causa de diarréia — o segundo maior culpado pela morte de crianças nos países em desenvolvimento — e ocasiona outras doenças graves, como a cólera, esquistossomose e tracoma”.
A água tem sido chamada de ouro líquido, o petróleo do século 21. Mesmo assim, as nações estão desperdiçando esse precioso bem de tal maneira que não sobra quase nada em seus principais rios para escoar no mar. Com os danos causados pela irrigação e evaporação, rios importantes estão secando, incluindo o rio Colorado no oeste dos Estados Unidos, o Yang-tsé na China, o Indo no Paquistão, o Ganges na Índia e o Nilo no Egito. O que tem sido feito para amenizar a crise? Qual é a melhor solução?

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse assunto foi tirado da Despertai de janeiro de 2009!