sábado, 29 de maio de 2010

Ilhas que se deslocam

Os registros históricos dos últimos 200 anos indicam que somente os vulcões das duas ilhas mais ao sudeste, Havaí e Maui, têm estado ativos. Essa situação intrigante levou os cientistas a estudar mais a fundo a história das rochas da cadeia de ilhas. Presas na lava, encontraram-se diminutas frações de uma forma radioativa de potássio e do gás que resulta da sua desintegração, o argônio. Mediu-se a quantidade dessas substâncias em laboratório a fim de estimar a idade das rochas. Essa investigação revelou que, no arquipélago do Havaí, quanto mais para noroeste fica a ilha, mais velha ela é, atingindo muitos milhões de anos.

Visto que as erupções havaianas ocorrem mais na parte sudeste da cadeia de ilhas, isso significa que a fonte do magma sob elas se desloca? Na verdade, os geólogos determinaram que a fonte do magma, que eles chamam de ponto quente, está parada. Em vez disso, é o leito do oceano Pacífico que tem se deslocado sobre o ponto quente, levando os vulcões das ilhas para longe do ponto quente, como pilhas de pedra carregadas por uma esteira móvel. O mesmo movimento empurra o leito do Pacífico contra as placas continentais vizinhas e contra outras partes do leito oceânico, causando muitos grandes terremotos ao longo da orla do Pacífico. Se você mora no Havaí, sua casa se deslocou 7,5 centímetros para noroeste durante o último ano.

Os cientistas acham que outros pontos quentes como o que fica sob o Havaí são responsáveis por muitos vulcões ao redor do mundo, tanto em terra firme como no mar. A maioria desses pontos quentes também apresenta indícios de que as erupções se deslocaram para lugares diferentes, o que significa que a superfície da Terra provavelmente também mudou no lugar onde você vive.

Nenhum comentário: