sexta-feira, 21 de maio de 2010

Terra Pode Produzir Suficiente Alimento

Segundo The World Today: Its Patterns and Cultures(1966, p. 76), menos de um oitavo da área total terrestre é apropriada para cultivo. A produtividade de grande parte do solo que é cultivado é muito pequena, e os métodos de lavoura amiúde não são os mais eficientes. Mas, até mesmo agora, sob condições que muito se distanciam das ideais, admite-se que a terra tem o potencial para sustentar muito maior população. Por exemplo, a revista Time, de 13 de julho de 1970, num artigo sobre novas variedades de trigo e arroz, de alta safra, noticiou que a Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura “sustenta agora que o potencial agrícola do mundo é suficientemente grande para alimentar 157 bilhões de pessoas”. Com certeza, então, a terra poderia sustentar 24.000.000.000 de pessoas.

Todavia, não é de todo certo que o amplo total de 24.000.000.000 de pessoas tenha vivido na terra. Poderia ser muito menos. Nem declara a Bíblia que todo e qualquer ressuscitado continuará a viver para sempre. O princípio declarado em Isaías 26:10 sem dúvida resultará verídico concernente a considerável número deles, a saber: “Ainda que se mostre favor ao iníquo, ele simplesmente não aprenderá a justiça. Na terra da direiteza ele agirá injustamente e não verá a alteza de Deus.” Tais pessoas perecerão, para jamais viver de novo. (Rev. 20:11-15) Assim, também, a Bíblia mostra que nem todos os que vivem hoje sobreviverão para viver na terra sob o reino de Deus. Pelo contrário, ela mostra que muitos, a maioria, rejeitarão voluntariamente sua oportunidade de tomar sua posição ao lado de Deus e de mostrar fé em suas provisões, destarte escolhendo a destruição eterna ao invés de a vida interminável. — 2 Tes. 1:9, 10; 2 Ped. 3:5-7.

Quando consideramos quão abundantemente a terra poderia produzir sob condições ideais e a bênção de Deus, podemos ver quão facilmente poderia sustentar uma população muito maior, inclusive os ressuscitados dentre os mortos, muito embora estes atinjam até dez ou vinte bilhões ou mais!

Deus, que criou a terra, sabe como torná-la produtiva. Sob a sábia administração de seu reino, a terra produzirá como nunca antes. Como se deu com a nação de Israel quando fiel, também se dará então: “A própria terra dará certamente a sua produção; Deus, nosso Deus, nos abençoará.” — Sal. 67:6.

Sem dúvida, um amplo projeto de aproveitamento de terras será realizado para transformar toda a terra num paraíso frutífero. Isso incluirá áreas que, hoje em dia, talvez sejam improdutivas. Assim, muito embora cerca de um quarto da superfície da terra seja árida ou semi-árida atualmente, não terá de permanecer assim.

A respeito das áreas desérticas, Chambers’ Encyclopedia declara: “Mesmo no terreno menos promissor, uma chuvarada ocasional trará à vida sementes que por longo tempo têm ficado em estado latente e ressecado na areia. . . . Onde existem rios ou reservas subterrâneas torna-se logo evidente que o solo desértico é potencialmente fértil e apenas aguarda o toque mágico da água.” E, a Encyclopedia Americana afirma: “Muitas regiões desérticas se tornam verdejantes de vegetação uma vez sejam irrigadas.”

Até mesmo hoje, a água e o bom cuidado fazem com que algumas áreas desérticas floresçam, tais como em partes do Egito e de Israel. Também, grande parte da Califórnia seria um deserto se não fosse a irrigação e o bom cuidado que fazem com que a terra produza abundantemente.

Nenhum comentário: