sexta-feira, 16 de abril de 2010

1. O Sol: fonte de calor e luz

  A vida na Terra depende da imensa fornalha nuclear que chamamos de Sol. Milhões de vezes maior do que a Terra, o Sol fornece um suprimento constante de calor e luz. Se o Sol se tornasse mais fraco, nosso planeta ficaria envolto em gelo; mais forte, transformaria a Terra numa frigideira fumegante. Visto que a Terra orbita a uma distância de 149 milhões de quilômetros do Sol, ela recebe apenas metade de uma bilionésima parte da energia proveniente do Sol. No entanto, trata-se exatamente da quantidade adequada para produzir um clima favorável à vida.

2. A atmosfera: o cobertor da Terra

  O Sol não é o único fator que determina a temperatura da Terra; a atmosfera também desempenha um papel vital. A Terra e a Lua estão à mesma distância do Sol, de forma que ambas recebem proporcionalmente cerca da mesma quantidade de calor do Sol. Não obstante, embora a temperatura média da Terra seja de 15 graus Celsius, a Lua tem em média a gélida temperatura de 18 graus negativos. Por que a diferença? A Terra tem uma atmosfera, a Lua não.

  A atmosfera — a faixa de oxigênio, nitrogênio e outros gases que envolve a Terra — retém parte do calor do Sol, deixando escapar o restante. O processo é muitas vezes comparado a uma estufa. Uma estufa, como você provavelmente sabe, é uma estrutura com paredes e um telhado de vidro ou de plástico. A luz do Sol penetra facilmente e aquece seu interior. Ao mesmo tempo, o telhado e as paredes não permitem que o calor se dissipe rapidamente.

  De forma similar, a atmosfera permite que a luz do Sol passe através dela para aquecer a superfície da Terra. A Terra, por sua vez, manda a energia térmica de volta à atmosfera em forma de radiação infravermelha. Grande parte dessa radiação não vai diretamente ao espaço porque certos gases presentes na atmosfera a absorvem e a redirecionam de volta à Terra, aumentando o aquecimento da Terra. A esse processo de aquecimento dá-se o nome de efeito estufa. Se a atmosfera não retivesse o calor do Sol dessa forma, a Terra seria tão sem vida como a Lua.

3. Vapor de água: o principal gás do efeito estufa

  Noventa e nove por cento da atmosfera é composta por dois gases: o nitrogênio e o oxigênio. Embora eles desempenhem um papel vital em ciclos complexos que sustentam a vida na Terra, praticamente não exercem nenhuma influência direta em regular o clima. Essa tarefa cabe ao 1% restante da atmosfera, os gases do efeito estufa que retêm o calor e que incluem o vapor de água, o dióxido de carbono, o óxido nitroso, o metano, os clorofluorcarbonos e o ozônio.

  O gás mais crucial do efeito estufa — o vapor de água — geralmente não é considerado gás, pois costumamos pensar na água em sua forma líquida. No entanto, cada molécula de vapor de água presente na atmosfera está carregada de energia térmica. Por exemplo, quando o vapor presente na nuvem se resfria e condensa, há a liberação de calor, causando fortes correntes de convecção. O movimento dinâmico do vapor de água na atmosfera desempenha um papel vital e complexo em determinar o tempo e o clima.

4. Dióxido de carbono: essencial à vida

  O dióxido de carbono (ou gás carbônico) é o gás mais comentado em conversações sobre o aquecimento global. Mas não é justo condenar o dióxido de carbono como um simples poluente. O dióxido de carbono é um ingrediente vital na fotossíntese, processo pelo qual as plantas verdes fabricam nutrientes para si. Os humanos e os animais inspiram oxigênio e expiram o gás carbônico. As plantas inspiram o gás carbônico e liberam oxigênio. Trata-se, de fato, de uma das provisões do Criador que tornam possível a vida na Terra. No entanto, o aquecimento causado pela emissão de uma quantidade excessiva de gás carbônico na atmosfera seria comparável a jogar mais um cobertor na cama. Resultado: maior aquecimento.

Uma combinação complexa de forças

  O Sol e a atmosfera não são os únicos fatores que determinam o clima. Também estão envolvidos oceanos e calotas polares, os minerais de superfície e a vegetação, os ecossistemas da Terra, e um conjunto de processos biogeoquímicos, e os mecanismos de orbitação da Terra. O estudo do clima envolve quase todas as geociências.

1. Sol

2. Atmosfera

3. Vapor de água (H2O)

4. Dióxido de carbono (CO2)

Nenhum comentário: