sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Prevenção dos Desastres Naturais



Os peritos pouca esperança oferecem de prevenção de tais desastres. Efetivamente, de acordo com o livro Natural Disasters: Acts of God or Acts of Man? (Desastres Naturais — São Causados por Deus ou pelo Homem?), “as pessoas transformam seu meio ambiente, para fazê-lo mais propenso a alguns desastres, e comportam-se de modo a tornarem-se mais vulneráveis”.
A título de exemplo, nas áreas apinhadas do mundo, não raro se despe o solo da vegetação, tornando mais prováveis as secas e enchentes. Além disso, existem incontáveis exemplos de pessoas que vivem em áreas propensas a desastres, e que deixam de agir de acordo com os avisos oficiais.
Pode-se fazer algo para frear as forças naturais geradoras de tais desastres? Em conexão com terremotos, os cientistas observaram que bombear líquidos num poço profundo provocava pequenos tremores na área. Por tal meio, esperam liberar a tensão da crosta terrestre e minimizar os sismos. Mas até agora tiveram muito pouco êxito. Como conclui o livro Disaster! (Desastre!): “Na atualidade, não se sabe o suficiente quanto à segurança desse processo . . . para justificar seu emprego em áreas densamente povoadas.”
Outras tentativas de evitar desastres naturais não se provaram melhores. Considere o que se tem tentado com os furacões. Já por cerca de 25 anos, algumas aeronaves sobrevoam o olho de furacões a fim de “semear” substâncias químicas neles, para tentar dissipar a força da tempestade. Todavia, os furacões continuam a produzir morte e devastação.

Nenhum comentário: