quarta-feira, 21 de abril de 2010

Motivo de Alarme



Quem é responsável por esta exploração destrutiva? No Amazonas; grande parte da responsabilidade cabe a frigoríficos multinacionais que esperam criar grande quantidade de gado barato para a mesa dos países mais desenvolvidos. Mas, quer se trate de abate de madeira ou criação de gado bovino, prossegue a devastação. Assim sendo, muitos cientistas de peso crêem que, por volta do fim do século, grande parte da bioma das florestas tropicais úmidas terá sido reduzida a restos empobrecidos — se não tiver sido inteiramente destruída.
Há vozes que se erguem alarmadas. Devido à pilhagem a que a floresta úmida da Amazônia está sendo submetida, certo escritor avisou: “A destruição dos ecossistemas existentes transtornaria toda forma de equilíbrio ecológico delicado e envolveria a destruição irreversível duma enorme fonte de oxigênio que é crucial para a sobrevivência da biosfera.” Tem-se dito que a situação ali é “o maior desastre natural, em gestação, deste século”, e afirma-se “representar incalculável ameaça à humanidade”.
Os cientistas que estudam os efeitos da devastação florestal sobre os padrões climáticos mundiais estão preocupados. Prevêem duas possibilidades: Ou uma tendência para o aquecimento global — o que elevaria as temperaturas médias em cerca de 1°C nos próximos 70 anos, possivelmente “derretendo as calotas polares e elevando os níveis dos mares em mais de 7 metros” — ou um resfriamento global, uma vez que o atual índice de devastação florestal faria que a superfície da Terra ficasse “mais brilhante”, provocando maior reflexo da luz solar.
Um efeito adicional poderia ser uma alteração dos padrões pluviométricos, que poderia provocar a seca persistente nas principais áreas agrícolas da Europa e da América do Norte. O livro The Forest Killers (Os Assassinos das Florestas) declarou: “Em suma, estamos matando a própria coisa que nos sustenta de ar e de água.”

Nenhum comentário: