quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vivem junto a uma bomba-relógio!



GOSTARIA de viver junto a uma bomba-relógio? Uma bomba que poderia explodir a qualquer hora, com tremenda fúria destruidora? “Não é lá uma perspectiva muito agradável”, diria? Todavia, essa é a situação de milhares de pessoas que vivem nas cidadezinhas e barrios (pequenos povoados) ao redor do majestoso vulcão Mayon, na região de Bicol, nas Filipinas.
A quase todo o tempo, o elevado Mayon, de 2.400 metros de altitude, permanece sereno e pacífico sobre as férteis planícies verdejantes de Albay, na parte sul da ilha de Luzón. A montanha, de formato perfeito, possuindo um cone completamente regular, domina o cenário por quilômetros ao redor, e é, para muitos, o próprio símbolo da região de Bicol. Mas, às vezes, esta bomba-relógio explode. Com o passar dos anos, milhares de vidas foram ceifadas pela montanha ardente, quando a serenidade da região terminou devido à lava incandescente, cinzas rubras e enormes blocos de pedra cauterizantes, lançados com inimaginável força sobre as indefesas habitações de bambu ali embaixo.
Por isso, muitos residentes antigos dessa área têm uma história para contar sobre vulcões. E outro capítulo dela foi acrescentado em 1978. Inúmeras vidas foram temporariamente perturbadas, à medida que a bomba-relógio parecia tiquetaquear de novo.

Nenhum comentário: