terça-feira, 27 de abril de 2010

“O Solo Produtivo”



 Um dos escritores da Bíblia descreve a Deus como “Aquele que estabeleceu firmemente o solo produtivo pela sua sabedoria”. (Jeremias 10:12) E este “solo produtivo” — o solo do planeta Terra — é impressionante. A sua constituição evidencia sabedoria. O solo possui qualidades essenciais para o crescimento vegetal. As plantas combinam os nutrientes e a água existentes no solo com o bióxido de carbono do ar, na presença da luz, para produzir alimentos. — Compare com Ezequiel 34:26, 27.
 O solo contém os elementos químicos necessários à sustentação da vida humana e animal. A vegetação, porém, precisa primeiro converter tais elementos em formas assimiláveis ao corpo. Cooperam nisto diminutos organismos vivos. E muitos milhões deles podem ser encontrados numa pitadinha de solo! Possuem formatos incontavelmente diferentes, cada um trabalhando na conversão das folhas e das gramíneas mortas, e de outros resíduos, em uma forma utilizável, ou para afofar a terra, de modo que o ar e a água possam penetrar nela. Certas bactérias convertem o nitrogênio em compostos de que as plantas carecem para crescer. O solo arável é melhorado à medida que minhocas e insetos que se enfiam nele trazem continuamente à superfície partículas do subsolo.
 Na verdade, devido ao emprego errôneo e outros fatores, danifica-se parte do solo. Mas, este dano não tem de ser permanente. A Terra acha-se dotada de espantosos poderes inerentes de recuperação. Pode-se notar isto nas áreas em que incêndios ou erupções vulcânicas devastaram o solo. Com o tempo, estas áreas voltam a florescer de vegetação. E, quando se controla a poluição, o solo é recuperado, até mesmo terras que foram transformadas em áridos desertos. O mais importante de tudo é que, para enfrentar o problema básico por trás da utilização errônea do solo, o Criador da Terra propôs “arruinar os que arruínam a terra”, e preservá-la como o lar eterno que Ele preparou originalmente para a humanidade. — Revelação 11:18; Isaías 45:18.

Nenhum comentário: