quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Ecossistema Florestal



“Uma floresta natural é um ambiente extremamente complexo”, disse Jack Shepherd, autor da obra The Forest Killers, “havendo centenas de espécies de plantas, cada uma ocupando seu próprio nicho e cada uma provendo nichos para muitas espécies de animais” Deixada em paz, uma floresta pode, em ciclos quase que sem falhas, prover suas próprias necessidades. Acha-se dotada dum sistema notavelmente eficaz de reciclagem da matéria morta em substâncias minerais que, por fim, nutrem as plantas florestais. Em seu estado natural, pouquíssimos dos minerais nutritivos de que vive uma floresta são despejados nos rios e nos riachos.
É interessante que certas espécies de mosquitos permanecem no topo das árvores. Será isso importante? Bem, pensa-se que as moléstias transmitidas por insetos, tais como a febre amarela e a malária, não se tornaram um flagelo para o homem senão depois de este ter devastado as florestas do mundo. Quão delicado é o equilíbrio dum ecossistema florestal!

2 comentários:

Anônimo disse...

O texto não explica claramente o que é o "Ecossistema Florestal". Falta muito conteúdo!

Anônimo disse...

Bom pelo o que eu sei que os ecossistemas são constituídos por fatores não vivos, como água, ar, solo, luz e temperatura; e por uma parte de vida , composta de diferentes populações de seres vivos... E no texto não explica nada sobe o ecossistema florestal, ou seja, está faltando muito conteúdo, já que é um assunto muito amplo!!!