terça-feira, 20 de abril de 2010

Para que precisamos de tantas espécies?

Precisamos nos preocupar tanto assim com a diminuição na biodiversidade? Necessitamos mesmo de uma variedade tão grande de espécies? Muitos especialistas respeitados insistem em responder que sim! A riqueza de espécies na Terra fornece alimentos, substâncias químicas úteis e muitos outros produtos e serviços aos humanos. Pense também nos possíveis benefícios que espécies não-descobertas podem trazer à humanidade. Por exemplo, calcula-se que 120 dos 150 principais remédios vendidos sob prescrição médica nos Estados Unidos tenham componentes naturais. Assim, ao exterminar a flora do mundo, a humanidade está perdendo a oportunidade de descobrir novas drogas e substâncias químicas. “Toda vez que uma espécie se extingue, desaparece também uma opção para o futuro”, diz Sir Ghillean Prance, diretor dos Kew Gardens em Londres. “Desaparece uma possível cura para a Aids ou uma planta resistente a vírus. Assim, devemos interromper a extinção das espécies de alguma maneira, não só por causa do planeta, mas por nossa própria causa . . . pelas nossas necessidades, por nossa conveniência.”

Também precisamos de serviços essenciais prestados pelos ecossistemas e dos quais dependem todos os organismos vivos. A produção de oxigênio, a purificação da água, a filtragem de poluentes e a prevenção da erosão do solo são funções vitais realizadas por ecossistemas saudáveis.

Insetos fazem serviços de polinização; rãs, peixes e aves controlam pragas; mexilhões e outros organismos aquáticos limpam nosso suprimento de água; plantas e microorganismos contribuem para a formação do solo. O valor econômico de todos esses serviços é imenso. Uma estimativa conservadora, com base em valores de 1995, indica que a biodiversidade em âmbito mundial presta serviços no valor de cerca de 3 trilhões de dólares por ano.

Apesar de dependermos da biodiversidade, porém, parece que o mundo está passando por um surto de extinções que ameaça a complexa cadeia biológica. Agora, que estamos começando a entender o papel vital da biodiversidade, estamos também provocando mais extinções do que nunca antes na História. Será que os humanos têm condições de resolver o problema? Qual será o futuro da variedade de seres vivos na Terra?

Nenhum comentário: