sexta-feira, 16 de abril de 2010

Por Que É Difícil Predizer o Efeito Estufa




  O clima geral da Terra é um sistema tremendamente complicado, e os cientistas admitem abertamente que existem limites do que eles conseguem predizer. Eis alguns dos fatores que poderiam influir grandemente nos atuais modelos computadorizados sobre um clima futuro.

  NEVE E GELO DERRETIDOS: O gelo e a neve refletem de 40 a 60 por cento dos raios do sol. Isto resulta no resfriamento do planeta. Mas, à medida que temperaturas mais elevadas fazem com que o gelo e a neve se derretam, as terras mais escuras ou a água nas camadas inferiores absorverão mais calor. Isto poderia ampliar o efeito estufa, talvez em 10 a 20 por cento.

  NUVENS: Uma Terra mais aquecida deveria significar maior umidade global — mais nuvens. “O feedback de nuvens é uma das maiores fontes de incerteza na teoria das mudanças climáticas”, admite o perito em modelagem de climas, V. Ramanathan, da Universidade de Chicago. Julga-se, contudo, que mais nuvens tenderiam a refrescar as coisas, por aumentar o reflexo da energia solar.

  Por outro lado, ao passo que as nuvens dissipam parte da energia solar, elas também atuam com o cobertores que retêm a radiação proveniente da superfície. Assim, é difícil predizer que efeito predominaria num mundo mais quente, com mais nuvens.

  OS OCEANOS: A água é excelente absorvedor de calor, e parece que os oceanos podem estocar bastante calor para retardar o pleno desencadeamento do efeito estufa por décadas. Exatamente por quanto tempo eles podem retardá-lo é difícil de os cientistas predizerem.

  VULCÕES: Nuvens produzidas por vulcões aquecem a estratosfera e resfriam a superfície da Terra, dum modo complexo. Ao todo, os vulcões provavelmente tenderiam a reduzir a efeito estufa, mas ninguém consegue predizer quando é que um grande vulcão entrará em erupção.

  CICLOS SOLARES: Contrário ao que muita gente pensa, não é absolutamente constante a radiação solar. Seu brilho diminuiu cerca de 0,1 por cento entre 1979 e 1984. Isto faz parecer ainda mais ominoso o aumento da temperatura global durante esse período.

Nenhum comentário: