quarta-feira, 21 de abril de 2010

Acatar um aviso pode salvar-lhe a vida



Do Correspondente de Despertai! no Japão
O AVISO pode ser uma placa de trânsito que diga “Devagar”, “Cuidado”, ou “Pare”; ou poderia ser uma luz amarela que fica piscando. Poderia ser encontrado num frasco de remédio ou de veneno. Acatar a tais avisos não traz grandes inconveniências, e poderá salvar-lhe a vida.
No entanto, em certos casos, poderá significar a alteração de alguns planos ou a perda de bens materiais. Avisos de tempestades e de furacões podem exigir que pescadores retornem à praia ou permaneçam no porto, e não trabalhem naquele dia. Os avisos podem significar, não só a alteração de seus planos, mas abandonar sua casa e seus bens, ou de ter de suportar a inconveniência dos abrigos temporários. Às vezes tais avisos não são acatados, com a resultante perda de vidas.
Por exemplo, na primavera setentrional de 1902, tudo ia muito bem na linda ilha de Martinica, no Caribe. Daí, começaram a surgir avisos dum desastre, à medida que o monte Pelée, um vulcão situado a cerca de oito quilômetros de Saint-Pierre, a principal cidade da ilha, entrou em atividade. Por fim, à medida que fumaça, cinzas, e blocos de rocha eram lançados junto com emanações cáusticas, os moradores daquela cidade ficaram apreensivos. As condições continuaram agravando-se, e devia ter ficado patente que estavam na iminência dum perigo real.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente matéria. Obrigado !