sexta-feira, 16 de abril de 2010

A escassez de energia — o que podemos fazer?

COMO lhe atingirá a impendente escassez global de energia? É real? Ou é tapeação? Acontecerá em breve? Ou é algo apenas para nossos filhos e netos se preocuparem?

No ano passado, o mundo verificou que tais interrogações lhe foram jogadas em cima. A energia subitamente se tornou a preocupação número um de muitos milhões de pessoas.

Na Grécia, os motoristas se viram restringidos a dirigir apenas nos fins de semana alternados. A Tanzânia instituiu o racionamento de gasolina. Esperas de várias horas em longas filas de gasolina se tornaram comuns na Turquia, Irlanda e EUA.

“Entrar num posto de gasolina está começando a parecer como entrar numa zona de combate”, disse a revista Time, em maio de 1979. “Motoristas exaustos e irados estão começando a estourar.” Na Califórnia, EUA, um senhor frustrado entrou num posto à frente de uma fila de 400 metros e usou um revólver para manter afastados os outros fregueses irados, enquanto abastecia seu tanque de gasolina. Dois motoristas nova-iorquinos morreram em brigas nas filas de gasolina. E alguns frentistas asseadiados de postos de gasolina até mesmo passaram a portar rifles para manter a paz.

Nenhum comentário: