sexta-feira, 23 de abril de 2010

Prever Desastres Naturais

Tem havido considerável êxito em se predizer os desastres naturais, como os que podem ser causados por furacões. No Caribe, “a probabilidade de um aviso precoce” aumentou “quase 100 por cento”, diz certo informe. E acrescenta: “A maioria das previsões podem dar um aviso com 24 horas de antecedência, e indicar a força da tempestade.”
O aviso antecipado de outros tipos de desastre é muito mais difícil de se obter. Mas, em certa ocasião, os chineses tiveram êxito em prever um terremoto. Por observarem o comportamento peculiar dos animais numa área da província de Liaoning, as autoridades foram alertadas para uma catástrofe impendente. Evacuaram a cidade de Haicheng. Logo depois, ocorreu um terremoto, devastando 90 por cento da cidade. Por acatarem o aviso, houve perda mínima de vidas.
Entretanto, as predições de terremotos raramente são precisas o bastante para uma evacuação de emergência. Um exemplo disso foi o terrível tributo, oficialmente fixado em 242.000 vidas, do sismo de Tang-shan em 1976, na China. Os cientistas podem localizar muitas áreas de perigo, mas não podem predizer exatamente quando assolará um terremoto. Assim, enquanto que o terremoto de 1985 no México não foi “nenhuma surpresa para os sismólogos”, como dizia certa notícia, ainda assim provocou enorme devastação.

Nenhum comentário: