sexta-feira, 16 de abril de 2010

Prediz-se Uma Inundação Global




Outra grande preocupação é o efeito de temperaturas mais elevadas sobre o nível dos oceanos. A maioria das pessoas associa a elevação dos níveis dos oceanos com geleiras e calotas de gelo que se derretem, mas, com efeito, o oceano pode subir muitíssimo sem que haja qualquer derretimento polar. Como? Pela expansão térmica — o mesmo fenômeno que faz com que o mercúrio suba em seu termômetro num dia quente. De acordo com o cientista Robert Buddemeier, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, “se fizéssemos todo o esforço possível para reduzir a tendência de aquecimento, poderíamos brecar o aumento do nível do mar em 1 a 2 metros, mas isso é o melhor que se poderia esperar”.

Elevações do nível do mar em tal magnitude têm suscitado preocupações mundiais. “Um aumento de menos de sessenta centímetros do nível do mar poderia inundar 27 por cento de Bangladesh, desalojando 25 milhões de pessoas”, relata a publicação U.N. Chronicle. “O Egito poderia perder 20 por cento de suas terras produtivas; os Estados Unidos, entre 50 e 80 por cento de seus charcos costeiros. Uma elevação de 2 metros poderia extirpar o arquipélago das Maldivas, composto de 1.190 ilhas.”

As previsões climáticas acima são conservadoras. Considere algumas das predições mais extremadas agora feitas: “O ano é 2035”, diz uma delas. “A Holanda está submersa. Bangladesh deixou de existir. Chuvas torrenciais e mares em elevação ali mataram vários milhões de pessoas e obrigaram a população restante a ir para acampamentos provisórios de refugiados, situados em terrenos mais elevados no Paquistão e na Índia. Na Europa Central e no centro-oeste americano, décadas de seca transformaram as terras agrícolas, uma vez férteis, em desertos tórridos.” Jeremy Rifkin, no Manchester Guardian Weekly.

Nenhum comentário: