quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vulcões: você corre perigo?



VULCÕES em erupção, vomitando cinzas quentes e lava incandescente, são um dos mais fabulosos espetáculos de energia natural da terra. É possível que você nunca tenha presenciado pessoalmente uma erupção, mas talvez já se tenha banhado em fontes de águas termais ou tido o prazer de comer alimentos cultivados em solos férteis compostos de cinzas vulcânicas. Há até quem receba os benefícios da energia geotérmica em casa.

Em tempos recentes, porém, muitos dos que vivem perto de vulcões ativos presenciaram mortes e devastação provocadas por catástrofes vulcânicas. Desde a violenta explosão do monte Santa Helena, no sudoeste do Estado de Washington, EUA, em 18 de maio de 1980, várias regiões do mundo foram abaladas por uma série aparentemente interminável de erupções vulcânicas mortíferas. A perda de vidas nesse período foi maior do que o total de mortes ocorridas nas sete décadas anteriores juntas, e os prejuízos totalizaram centenas de milhões de dólares. As cinzas vulcânicas em suspensão na atmosfera causaram problemas nas turbinas de alguns aviões, que se viram forçados a fazer pousos de emergência. Por pouco não ocorreram desastres aéreos.

Bastante destrutivas foram as erupções e os subseqüentes deslizamentos de lama do monte Pinatubo, nas Filipinas, que levaram de roldão dezenas de milhares de casas, e as do Nevado del Ruiz, na Colômbia, que mataram mais de 22.000 pessoas. É possível que ocorram mais catástrofes. Robert Tilling e Peter Lipman, vulcanólogos do Instituto de Pesquisas Geológicas, dos EUA, dizem que, “até o ano 2000, o número de pessoas que vivem em áreas de risco de catástrofe vulcânica provavelmente aumentará para pelo menos 500 milhões”.

Assim, talvez ache sábio perguntar: ‘Moro perto de um vulcão ativo ou que pode vir a se tornar ativo? Quais os tipos mais perigosos de erupção? Elas podem causar outros tipos de catástrofes fatais? O que posso fazer para reduzir os riscos, caso more numa região vulcânica?’

2 comentários:

Kawanny Arruda disse...

séria melhor se tivesse alguma entrevista de que alguém já enfrentou um vulcão tentando fujir vamos pesquisar mais um pouquinho né?

TONI disse...

kawanny obrigado pela participação e sugestão dentro em breve irei postar acontecimento real de alguém enfrentando um vulcão tentando fugir. um forte abraço.