sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Estufa Global

Já estacionou alguma vez seu carro sob o sol quente do verão, com todas as janelas fechadas? Ao voltar, pode ter uma idéia do efeito estufa. As janelas de seu carro permitem a penetração dos raios solares, os quais rapidamente aquecem o interior dele. Mas o ar quente, lá dentro do carro, não consegue sair, tampouco o próprio calor. Por que não? Porque o calor é emitido sob a forma de raios infravermelhos, que são invisíveis, mas que podem ser sentidos pela pele, por exemplo, quando fica perto duma fogueira. O mesmo vidro que permite a penetração da luz visível impede que grande parte da radiação invisível volte a sair. Assim, a temperatura dentro do seu carro se eleva cada vez mais.

A atmosfera terrestre é similar ao vidro das janelas de seu carro. Ela permite prontamente a entrada da luz visível, mas bloqueia grande parte da radiação invisível, inclusive a luz infravermelha e a ultravioleta, bem como os raios X. Em geral, este bloqueio é bom. A luz ultravioleta e os raios X são bastante perigosos e se crê que provoquem o câncer. Mas por que bloquear os raios infravermelhos?

Quando a atmosfera absorve a radiação infravermelha, ela atua como um cobertor em volta de nosso planeta. Às vezes esquecemos que a Terra é cercada por espaço frio, vazio. Embora o sol aqueça a Terra, esse calor, sem nosso “cobertor”-estufa, rapidamente se dissiparia, e a temperatura na superfície seria 40°C mais fria do que é presentemente. Os oceanos ficariam congelados!

O problema do efeito estufa é que pode tornar-se um excesso de algo bom. Um efeito estufa descontrolado poderia significar fome em massa, à medida que os cinturões de cereais se transformassem em dust bowls [regiões de solo seco, sujeitas a tempestades de pó]. Poderia significar também furacões superassassinos, impulsionados por oceanos extra-quentes, em oceanos em elevação, que inundariam as regiões costeiras, e em avassalador câncer da pele, resultante da desgastada camada de ozônio, e indizível miséria humana!

Nenhum comentário: