sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mais fracassos do que êxitos

O progresso industrial deveria ter facilitado nossa vida e, de fato, em alguns sentidos fez isso. Mas é esse mesmo “progresso” que piora os problemas ambientais da Terra. Apreciamos as invenções e os avanços que a indústria nos dá, mas sua própria produção e o uso deles muitas vezes causa danos em certas partes do mundo.

Veja por exemplo o caso dos veículos motorizados. Eles tornaram as viagens mais rápidas e mais fáceis. Pouquíssimas pessoas gostariam de voltar à era das carroças puxadas por cavalos. Mas os meios de transporte modernos são responsáveis por muitos problemas. Um deles é o aquecimento global. O homem alterou a composição química da atmosfera com suas invenções que emitem milhões de toneladas de gases. Estes, segundo se diz, causam o efeito estufa, resultando no aquecimento da atmosfera. Ao longo dos últimos cem anos, as temperaturas se elevaram. A Agência de Proteção Ambiental, dos EUA, relata que “os 10 anos mais quentes do século 20 ocorreram todos nos últimos 15 anos do século”. Alguns cientistas acreditam que, no século 21, a temperatura global média poderá subir entre 1,4 °C e 5,8 °C.

Acredita-se que as temperaturas mais elevadas causarão outros problemas. A cobertura de neve no Hemisfério Norte está diminuindo. Uma plataforma de gelo na Antártida, com quase 3.250 quilômetros quadrados, se desprendeu no início de 2002. O nível dos mares poderá aumentar significativamente durante este século. Visto que um terço da população do mundo vive perto do mar, isso pode acabar resultando na perda de casas e terras férteis. Pode causar também grandes dificuldades para as cidades costeiras.

Os cientistas crêem que temperaturas mais elevadas resultarão em aumento na precipitação, com maior freqüência de condições climáticas extremas. Alguns acham que grandes tempestades, como a que ceifou 90 vidas e danificou 270 milhões de árvores na França em 1999, são apenas um prenúncio do que está por vir. Outros pesquisadores afirmam que as mudanças climáticas resultarão na disseminação de doenças como malária, dengue e cólera.

O caso dos veículos motorizados mostra como são complexas as conseqüências dos desenvolvimentos tecnológicos — invenções úteis para as pessoas em geral podem causar uma infinidade de problemas em vários campos da vida. A seguinte declaração do Relatório de Desenvolvimento Humano 2001 é bem acertada: “Cada avanço tecnológico traz benefícios e riscos em potencial, alguns dos quais não são fáceis de prever.”

Muitos recorrem à própria tecnologia para tentar solucionar os problemas ambientais. Por exemplo, faz tempo que os ambientalistas desaprovam o uso de pesticidas. Quando foram produzidas plantas geneticamente modificadas, visando reduzir ou eliminar o uso de pesticidas, parecia que a tecnologia tinha encontrado uma solução interessante. Contudo, no caso do milho Bt, projetado para controlar carunchos sem pesticidas, descobriu-se que ele talvez mate também as borboletas-monarca. Assim, a “solução” às vezes é um tiro pela culatra — resulta em mais problemas.

Nenhum comentário: