sexta-feira, 16 de abril de 2010

O que está acontecendo com o clima?

“As enchentes catastróficas e as fortes tempestades que estamos tendo se tornarão mais freqüentes.” — Thomas Loster, especialista em riscos climáticos.

HÁ REALMENTE algo de errado com o clima do mundo? Muitos temem que sim. O Dr. Peter Werner, meteorologista do Instituto de Pesquisa do Impacto Climático, de Potsdam, diz: “Ao observarmos o clima global — os extremos em precipitação atmosférica, enchentes, secas, tempestades — e notarmos o seu desenvolvimento, podemos dizer com acerto que esses extremos quadruplicaram nos últimos 50 anos.”

Muitos acham que os distúrbios climáticos são evidências do aquecimento global — as conseqüências do desequilíbrio no chamado efeito estufa. A Agência de Proteção Ambiental, dos EUA, explica: “O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra porque certos gases na atmosfera (vapor de água, dióxido de carbono, óxido nitroso e metano, por exemplo) aprisionam o calor do sol. Sem esses gases, o calor escaparia de volta para o espaço e a temperatura média da Terra seria cerca de 33 °C mais fria.”

Muitos afirmam, porém, que o homem inadvertidamente tem interferido nesse processo natural. Um artigo em Earth Observatory (Observatório da Terra), uma publicação on-line da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, dos EUA, observou: “Por décadas, as fábricas e os carros criados pelo homem expeliram bilhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera . . . Muitos cientistas temem que as aumentadas concentrações de gases de efeito estufa tenham impedido a saída de mais radiação térmica da Terra. Em essência, esses gases estão aprisionando o excesso de calor na atmosfera da Terra, assim como os vidros de um carro aprisionam o calor do sol que entra no veículo.”

Os céticos dizem que apenas uma pequena porcentagem das emissões de gás de efeito estufa é causada pelo homem. No entanto, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um grupo de pesquisas patrocinado tanto pela Organização Meteorológica Mundial como pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, informa: “Existem evidências novas e mais fortes de que a maior parte do aquecimento observado nos últimos 50 anos é atribuível às atividades humanas.”

O climatologista Pieter Tans, da Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera, diz: “Se eu tivesse de fazer uma estimativa, diria que é 60% culpa nossa . . . Os restantes 40% se devem a causas naturais.

Nenhum comentário: