quinta-feira, 15 de abril de 2010

Onde estão os vulcões ativos?




Talvez fique surpreso de saber que mora perto de um vulcão adormecido e que será inevitavelmente afetado caso ele desperte do sono de repente. Nas últimas décadas, os vulcanólogos não só conseguiram identificar os vulcões ativos e os adormecidos, mas também entender por que os vulcões tendem a se formar em determinadas regiões.

Dê uma olhada no mapa da página 17, que mostra a localização de alguns dos mais de 500 vulcões tidos como ativos. Mora perto de um deles? Os gêiseres, as fumarolas e as fontes termais denunciam a existência de vulcões adormecidos — que um dia podem vir a se tornar ativos. Mais da metade dos vulcões ativos se acham enfileirados ao longo da costa do Pacífico, área conhecida como Círculo de Fogo. Alguns desses vulcões se formaram nos continentes, como, por exemplo, na cordilheira das Cascatas, América do Norte, e nos Andes, América do Sul; enquanto outros deram origem a arquipélagos, como as ilhas Aleutas, o Japão, as Filipinas e o sul da Indonésia. Os vulcões também são comuns no Mediterrâneo e região.

Os cientistas descobriram que os vulcões surgem nas beiradas das enormes placas da crosta terrestre, ou placas tectônicas, em especial nos pontos em que uma placa oceânica entra debaixo de uma placa continental, processo chamado de subducção. O calor gerado nesse processo produz magma (rocha derretida), que sobe para a superfície. Aliás, o choque violento entre as placas causa fortes terremotos em muitas das mesmas regiões em que as erupções vulcânicas ocorrem.

Os vulcões também podem se formar em áreas em que as placas oceânicas estão se afastando uma da outra. Muitas erupções ocorrem no fundo do leito do oceano e não são vistas pelo homem. Mas, se você mora no país-ilha da Islândia, está bem em cima da dorsal de Reykjanes, que está ligada à dorsal meso-atlântica, onde as placas das Américas do Sul e do Norte estão se afastando das placas que incluem a Europa e a África. Em alguns casos, pontos quentes isolados, embaixo das placas tectônicas, originaram grandes vulcões no Havaí e no continente africano.

5 comentários:

Kikah Soares disse...

Aí, muito legal. Me ajudou no trabalho de Biologia. Hehehehe!

5+6,11+4,15,1+5,666 disse...

luiz da grafica; tomo os nazista vai ti inguadra, vai aperta o botão vai ti fecha, vai ;abrir, a sua cabeça ,é melhor voce ficar dentro di casa seu preto;23#32#34#52#25#50#2009″ 5+6#11+4#15#1+5#666″”

5+6,11+4,15,1+5,666 disse...

énéas 56; 5+6=11.z.no.x.9 yplisome

5+6,11+4,15,1+5,666 disse...

belmonte; si for pra pista i roda vai volta

5+6,11+4,15,1+5,666 disse...

fhilipi bailey; olha esse som vale ouro esse eu quero sigura forte