terça-feira, 6 de abril de 2010

A mais difícil das perguntas

“POR QUÊ?” É trágico ver quanta angústia e dor podem ser expressas nessa simples pergunta. Muitas vezes ela é feita após um desastre ou uma tragédia: um furacão que varre uma região, deixando um rastro de morte e destruição em seu caminho; um terremoto que deixa uma cidade reduzida a escombros; um ataque terrorista que transforma um dia normal e tranqüilo num pesadelo de medo e violência; ou um acidente que fere alguém que amamos ou tira a sua vida.

A dura realidade é que muitas vezes entre as vítimas estão os mais inocentes e indefesos de todos. Nos últimos anos, essas tragédias têm ocorrido em grande número, levando muitos a clamar a Deus: “Por quê?” Considere alguns exemplos:

▪ “Deus, por que nos fez isso? O que fizemos para desagradá-lo?” Segundo a agência de notícias Reuters, uma mulher idosa na Índia fez essas perguntas depois de um tsunami ter devastado o povoado onde vivia.

▪ “Onde estava Deus? E, se Deus controla tudo, por que ele deixou isso acontecer?” Essas perguntas foram publicadas num jornal no Texas, EUA, depois de um homem ter disparado contra pessoas que estavam numa igreja, ferindo e matando várias delas.

▪ “Por que Deus deixou que ela morresse?” Uma mulher fez essa pergunta depois que uma amiga sua morreu de câncer, deixando o marido sozinho para cuidar de cinco filhos.

Essas pessoas não são as únicas a pensar que Deus, de certa forma, está por trás das coisas ruins que lhes acontecem. Considere a questão das catástrofes naturais, por exemplo. Numa pesquisa realizada por meio da internet, quase metade dos que responderam achavam que desastres tais como furacões são causados por Deus. Por que muitos pensam assim?

Nenhum comentário: