quinta-feira, 8 de abril de 2010

O que se pode e o que não se pode fazer



Você não pode controlar a freqüência ou a intensidade dos fenômenos naturais, é claro, mas isso não o deixa totalmente indefeso. Você pode reduzir sua exposição a tais eventos. Como? Veja a seguinte comparação.

Digamos que uma pessoa queira limitar sua exposição ao sol (o evento natural) para evitar câncer de pele (o desastre). Que medidas pode tomar? Obviamente, ela não pode controlar o nascer e o pôr do sol (a freqüência do evento). Tampouco pode diminuir a quantidade de raios solares que atingem o seu meio ambiente (a intensidade do evento). Mas será que isso a deixa indefesa? Não, ela pode reduzir a sua exposição ao sol. Por exemplo, pode ficar abrigada do sol durante a parte mais quente do dia, ou, se isso não for possível, pode usar um chapéu ou uma roupa protetora. Isto aumenta sua proteção contra o sol (o evento) e diminui o risco de tornar-se vítima de câncer de pele (o desastre). Tudo depende das medidas preventivas.

Similarmente, você também pode tomar medidas para aumentar sua proteção contra o impacto de algum fenômeno natural. Deste modo você reduzirá sua vulnerabilidade e as perdas em caso de desastre. Para quem vive nos países desenvolvidos, as dicas no quadro “Está preparado?” podem ser úteis. E se você vive num país em desenvolvimento, os exemplos no quadro “Melhoramentos de baixo custo que funcionam” podem dar-lhe uma idéia do tipo de medidas simples que podem ser tomadas. Poderão fazer muito para salvar vidas e reduzir perdas. Com a tecnologia hoje disponível, lembra o geofísico Frank Press, “o fatalismo não é mais aceitável”. Sem dúvida, na questão de desastres naturais, prevenir é definitivamente melhor do que remediar.

Nenhum comentário: