quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sistema de Autopurificação



O calor do sol evapora água da superfície de oceanos, lagos, e outros corpos de água, bem como de superfícies úmidas. Essa evaporação ergue cada dia tremendas quantidades de vapor de água para a atmosfera. Mesmo se essas águas ou leitos estiverem sujos ou salgados, a água vaporizada é quase pura.

Com o tempo, essa água volta à terra em forma de chuva (ou de neve). Ao mesmo tempo ajuda a purificar o ar por arrastar consigo o pó e outras substâncias. Quando atinge o solo, dá uma lavagem na vegetação e em outras áreas. Parte da água flui para os rios e parte infiltra-se no solo.

Mas, quando você tira água do subsolo, de um bom poço, ela não é suja. Tornou-se boa e límpida água potável! Que aconteceu para que ficasse assim?

Quando a água se infiltra no solo, ela é primeiro de tudo purificada mecanicamente, no sentido de que o solo age como filtro. Partículas sólidas na água são retidas pelo solo à medida que a água o atravessa.

Contudo, encontram-se na água também impurezas orgânicas e outras, que não são removidas pela ação filtradora do solo. Mas, que a água fique livre delas também foi providenciado.

Purificação Biológica

As impurezas não removidas da água por filtragem através do solo são tratadas por purificação biológica. Nesse processo, incontáveis microorganismos, de diversos tipos, que se encontram no solo entram em ação contra as impurezas. À medida que a água lentamente se infiltra no solo, as bactérias e outros organismos servem-se das várias impurezas na água como alimento. Seu sistema digestivo transforma as impurezas em matéria que a vegetação pode usar como nutrição.

Enquanto é purificada desse modo, a água absorve do solo vários minerais benéficos. Esses também servem para melhorar o paladar da água potável. É por isso que em muitos lugares a água do subsolo é boa para se beber sem necessitar de purificação adicional.

Há também outro processo similar de purificação de água, maravilhosamente projetado, que ocorre nos rios, lagos e oceanos. A maior parte das impurezas sólidas se depositam no fundo dessas águas e o processo biológico se encarrega de outras impurezas. As águas da chuva arrastam para dentro dos corpos de água grandes quantidades de nutrientes do solo. Isso inclui vários componentes de nitrogênio e de fósforo, bem como incontáveis diferentes substâncias. Os microorganismos nos rios, lagos e oceanos agem sobre essas substâncias, transformando-as em nutrientes que as plantas aquáticas podem usar como alimento. Quando os corpos de água são adequadamente supridos desses nutrientes, preserva-se o equilíbrio e a água permanece suficientemente pura.

Também, quando as plantas aquáticas recebem luz solar elas produzem oxigênio na água. Os microorganismos e os peixes necessitam desse oxigênio para viver. Assim, o inteiro arranjo é uma maravilha de ordem, cooperação e eficiência.

Nenhum comentário: