quinta-feira, 8 de abril de 2010

O efeito sobre a saúde e a produção de alimentos

Como a escassez de água afeta as pessoas? Primeiro, prejudica a saúde. Não que elas morram de sede. O problema é que elas ficam doentes devido à qualidade ruim da água disponível para preparar a comida e para beber. Elizabeth Dowdeswell diz: “Cerca de 80% de todas as doenças e mais de um terço de todas as mortes em países em desenvolvimento são causadas por água contaminada.” Nos países semi-áridos do mundo em desenvolvimento, muitos suprimentos de água estão poluídos por dejetos humanos ou animais, pesticidas, fertilizantes ou substâncias químicas industriais. Famílias pobres muitas vezes não têm outra escolha a não ser usar água contaminada.

Assim como o nosso corpo precisa de água para eliminar resíduos, é preciso muita água para o saneamento apropriado. A maioria não tem essa água à disposição. O número de pessoas sem saneamento apropriado aumentou de 2,6 bilhões, em 1990, para 2,9 bilhões, em 1997. Isso é quase metade da população do planeta. E o saneamento é literalmente uma questão de vida ou morte. Em uma declaração conjunta, Carol Bellamy e Nitin Desai, funcionários das Nações Unidas, alertaram: “Quando as crianças não têm água apropriada para beber e para higiene, praticamente todo aspecto de sua saúde e desenvolvimento está ameaçado.”

A produção de alimentos depende da água. É claro que muitas plantações são irrigadas pela chuva, mas em anos recentes a irrigação artificial se tornou vital para alimentar a população mundial, que não pára de crescer. Hoje, 36% das plantações do mundo dependem de irrigação. Mas a área total de culturas irrigadas atingiu seu ponto máximo cerca de 20 anos atrás e desde então vem diminuindo constantemente.

Se na sua casa sai água em abundância da torneira e há um vaso sanitário que convenientemente elimina os dejetos, pode ser difícil acreditar que as reservas de água no mundo estejam mesmo tão ameaçadas. Mas lembre-se de que apenas 20% da humanidade têm acesso a esses luxos. Na África, muitas mulheres gastam seis horas por dia pegando água, que muitas vezes está contaminada. Essas mulheres entendem muito melhor a dura realidade: água limpa e pura é escassa e está ficando cada vez mais escassa.

Será que a tecnologia é capaz de resolver o problema? É possível explorar de forma mais econômica os recursos hídricos? Para onde foi toda a água? Os próximos artigos vão tentar responder a essas perguntas.

Nenhum comentário: