quinta-feira, 8 de abril de 2010

Purificação Melhorada



Em anos recentes muitos países vêm tentando melhorar seu tratamento de esgotos. Seu alvo é remover deles os componentes de fósforo e nitrogênio mais eficientemente. O excremento humano e muitos detergentes contêm muito fósforo, dos quais apenas cerca de um terço é removido por tratamento biológico.

O fósforo provoca o crescimento de algas na água, a menos que seja removido. Assim, uma substância química que precipita ou atrai a si mesma mais de 90 por cento do fósforo na água é adicionada depois que o tratamento biológico é efetuado. Daí pode ser recolhido como sedimento, do fundo do tanque. Sulfato de alumínio, ou sulfato de ferro, que são resíduos industriais, podem ser usados para esse fim.

Outros métodos químico-físicos também têm sido adotados para se obter um maior grau de pureza. Entre esses acham-se a absorção à base de carbono ativado ou outros absorventes, a osmose reversa, a troca de iônios e a destilação.

É claro que a construção de estações para tratamento de esgotos, e o tratamento em si, são bem caros. Mas, é parte do preço que precisa ser pago pela concentração de população e pela industrialização. Compreendendo quão valiosa é a água pura, a maioria das pessoas sem dúvida estarão dispostas a sacrificar algo de modo que o ciclo natural desse líquido vital possa continuar relativamente imperturbável.

Nenhum comentário: