quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tratamento de Esgotos

O tratamento de esgotos tem sido o fator chave. Os métodos utilizados aproveitam o processo natural de purificação biológica. Demos uma olhada ao que acontece à água de esgoto quando passa através duma estação de tratamento típica.

Visto que há grandes substâncias sólidas na água de esgoto, ela primeiro passa por um filtro (grade) para separar esses sólidos grandes. Daí a água flui lentamente por um pequeno tanque onde as substâncias pesadas, como areia, depositam-se no fundo, de onde são removidas. Esse tanque é chamado de caixa de areia.

A seguir a água flui para um grande tanque de decantação, onde se move lentamente por uma ou duas horas. Ali a sujeira ou o lodo na água deposita-se no fundo, de onde pode ser bombeado.

Nesse ponto, porém, ainda há muitas substâncias orgânicas na água de esgoto. De modo que a seguir a água é canalizada para o estágio biológico, onde receberá “tratamento intensivo” por microorganismos. Nas grandes estações de tratamento isso geralmente é feito por adicionar à água de esgoto uma concentração de microorganismos quando esta chega ao tanque de aeração. Como indica o nome do tanque, ar ou oxigênio simples é insuflado na água. Os microorganismos têm então abundância tanto de oxigênio como de alimento na água de esgoto. Assim, multiplicam-se rapidamente e destroem as impurezas com eficiência.

Depois disso, é necessário um tanque de decantação para separar os microorganismos da água purificada. Eles depositam-se no fundo neste tanque e a água relativamente limpa pode então ser lançada nos lagos ou nos rios. Contudo, tal água talvez ainda contenha muitas bactérias, algumas das quais poderiam provocar doenças. Por isso essa água em geral é desinfetada com cloro, ou ozônio por exemplo, para matar bactérias perigosas.

Nenhum comentário: