sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Terra — um planeta doente?

DO REDATOR DE DESPERTAI! NAS FILIPINAS

O quadro clínico do paciente é grave. Os sintomas incluem mau hálito, febre altíssima (sem precedente e que não cede com nenhum remédio) e substâncias nocivas nos fluidos corporais, entre outros. Quando se tratam os sintomas em um local, logo surgem outros, em outra parte. Se esse fosse um paciente comum, os médicos talvez já tivessem dado o diagnóstico de doença crônica terminal. Sem saber mais o que fazer, apenas procurariam aliviar o sofrimento do paciente, na medida do possível, até o fim inevitável.

MAS não estamos falando de um paciente humano, e sim de nosso lar, a Terra. A descrição acima ilustra muito bem o que está acontecendo com o nosso planeta. Ar poluído, aquecimento global, águas contaminadas e resíduos tóxicos são apenas alguns dos sintomas da grave enfermidade que aflige o planeta. Como os médicos mencionados acima, os especialistas confrontam-se com um dilema: O que fazer?

A mídia freqüentemente apresenta manchetes e declarações que chamam atenção ao deplorável estado de saúde da Terra. Veja alguns exemplos: “Pesca com dinamite transforma fundo do mar em campo de extermínio”. “Um bilhão de asiáticos correm risco de ficar sem água potável daqui a 24 anos”. “A cada ano paga-se para que quarenta milhões de toneladas de lixo tóxico sejam despejadas em outros países”. “Quase dois terços dos 1.800 poços do Japão estão contaminados”. “O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida está maior do que nunca”.

As notícias sobre ameaças ao meio ambiente são tão freqüentes que algumas pessoas começam a desconsiderá-las, talvez até pensando: “Desde que não afete a minha vida, isso não me preocupa.” Mas quer nos demos conta disso quer não, a destruição indiscriminada do meio ambiente afeta a grande maioria das pessoas. Visto que a poluição está por toda parte, é provável que já afete vários aspectos da nossa vida. Por isso, todos nós deveríamos nos preocupar com a saúde e a preservação do nosso lar. Afinal, onde moraríamos caso a Terra se tornasse inabitável?

Qual é a extensão do problema? A Terra está mesmo tão doente assim? Como isso afeta a vida das pessoas? Vamos dar uma olhada em apenas alguns dos fatores que nos ajudarão a entender por que se pode dizer que a Terra não está apenas com uma leve indisposição, mas gravemente doente.

Nenhum comentário: