terça-feira, 6 de abril de 2010

Um alerta geral de terremoto! O que deve fazer?

DURANTE o ano de 1976 apenas, é possível que mais de 686.800 pessoas tenham perdido a vida em resultado de terremotos em todo o mundo. Milhares de outros sofreram a perda de bens materiais, inclusive de suas casas. Deveras, quando assolam esses potentes tremores — os bens, a vida e os membros do corpo correm todos perigo.

Os terremotos moderados registram 6,0 a 6,9 na escala de Richter. Grandes tremores obtêm uma classificação de 7,0 a 7,9 na escala de Richter, os terremotos gigantes são os que registram 8,0 ou mais pontos. A Guatemala, a fronteira entre o Panamá e a Colômbia, as Curilas, Sumatra, Nova Guiné e Turquia sofreram, cada uma, um grande terremoto; a União Soviética sofreu dois, e a China três. Dois terremotos gigantes assolaram as Ilhas Kermadec, no Pacífico Sul, e um atingiu Mindanau, nas Filipinas. E essa não foi toda atividade sísmica que houve em todo o mundo durante 1976.

Visto que os terremotos podem ser tão perigosos e mortíferos, que faria se ouvisse uma transmissão radiofônica alertando que haveria um terremoto destrutivo em sua localidade dentro de um dia ou dois? Mas, podem os cientistas realmente prever terremotos? Quão seriamente, por exemplo, devem as pessoas que vivem no sul da Califórnia acatar os alertas anunciados de que perigosa protuberância vem aumentando naquela área?

Nenhum comentário: