terça-feira, 6 de abril de 2010

Primórdios da Previsão de Terremotos




Alguns terremotos já foram corretamente previstos. Uma das primeiras previsões bem sucedidas foi feita pelo Dr. James H. Whitcomb, geofísico do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Em dezembro de 1973, predisse que, em questão de três meses, ocorreria um terremoto a leste de Riverside, Califórnia, e que atingiria a magnitude de 5,5 ou mais na escala de Richter. Conforme predito, registrou-se um tremor no dia 30 de janeiro seguinte, centralizado a cerca de 48 quilômetros a leste de Riverside. No entanto, só atingiu 4,1 na escala de Richter.

Mais tarde, naquele ano, numa reunião informal de geólogos do norte da Califórnia, na noite de 27 de novembro, os cientistas do laboratório de Menlo Park, da Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, disseram que se podia esperar um terremoto por volta da magnitude 5 na Falha de San Andreas (S. André), perto de Hollister, possivelmente no dia seguinte. Nessa mesmíssima tarde seguinte, Hollister foi sacudida por um tremor de classificação 5,2 na escala de Richter.

Sem comparação, a previsão mais notável dum terremoto até agora proveio da China. Em 4 de fevereiro de 1975, Haicheng, na Província de Liaoning, no nordeste da China, foi atingida por um forte terremoto de 7,3 de magnitude. A cidade foi destruída, mas houve pouca perda de vidas, porque os sismólogos previram o tremor e alertaram o povo do perigo. Uma evacuação geral tinha sido ordenada e um milhão de pessoas nessa área deixaram suas casas. Mal se haviam passado cinco horas e meia depois do alerta final quando assolou o choque destrutivo. Embora milhares de casas fossem destruídas, morreram apenas cerca de 200 pessoas.

Ficando a par do oportuno alerta chinês, pessoas em outras localidades sujeitas a terremotos ficam imaginado se tal serviço de previsão também não pode ser provido ali. Que sinais habilitam os sismólogos a afirmar ser iminente um terremoto? Que espécie de instrumentos utilizam? Até que ponto estariam as pessoas dispostas a interromper sua rotina da vida para acatar os alertas de terremotos? E quais seriam os efeitos de alarmes falsos?

Nenhum comentário: