quinta-feira, 8 de abril de 2010

A água está acabando ?

“O acesso a fontes de água confiáveis, saudáveis e suficientes é um requisito fundamental para a sobrevivência, o bem-estar e o desenvolvimento socioeconômico de toda a humanidade. Continuamos agindo como se a água doce fosse um recurso inesgotável. Mas não é.” — Kofi Annan, Secretário-geral Das Nações Unidas.

TODA quinta-feira, ao meio-dia, nos últimos mil anos, um tribunal ímpar se reúne na cidade espanhola de Valência. Sua tarefa é resolver disputas sobre água.

Os agricultores da fértil planície de Valência dependem da irrigação e isto exige muita água, que sempre foi escassa nessa parte da Espanha. Os agricultores podem recorrer a esse tribunal da água sempre que acharem que estão sendo lesados. As disputas por água não são novidade, mas raramente são resolvidas de forma tão imparcial quanto em Valência.

Há quase 4.000 anos, houve um desentendimento violento entre pastores pelo acesso a um poço perto de Berseba, em Israel. (Gênesis 21:25) Desde então, os problemas com a água no Oriente Médio se agravaram muito. Pelo menos dois líderes destacados da região disseram que a água é a questão que poderia levá-los a declarar guerra a um país vizinho.

Em países semi-áridos, a água sempre foi um assunto delicado. A razão é simples: a água é vital. Como Kofi Annan disse, “a água doce é preciosa: não podemos viver sem ela. É sem igual: não temos substitutos para ela. E é sensível: a atividade humana tem um profundo impacto sobre a quantidade e a qualidade de água doce disponível”.

Hoje como nunca antes, tanto a quantidade quanto a qualidade da água doce do planeta estão ameaçadas. Não podemos nos deixar enganar pelo fato de que, em algumas regiões afortunadas, ela é aparentemente abundante.

Um comentário:

Anônimo disse...

uauuuuuu demais adorei!!!!!