terça-feira, 6 de abril de 2010

Programas de Previsão Sismológica



Ao todo, parece que os cientistas estão vindo a adquirir a capacidade de prever terremotos. No entanto, uma coisa é equacionar os problemas científicos básicos envolvidos, outra coisa muito diferente é fazer previsões sismológicas para todas as partes da terra onde possam ser desejadas. Os cientistas especializados na Terra indicam que o apoio financeiro provido nos Estados Unidos para a pesquisa de terremotos tem sido muito pequeno. E, na realidade, dotar grandes áreas dos instrumentos necessários será ainda mais custoso. Também, grandes equipes de cientistas e técnicos talvez sejam necessárias para observar os instrumentos e analisar seus registros.

No entanto, suponhamos que se disponha de fidedignas previsões sísmicas. O que faremos com elas? Alguns se preocuparam que a previsão pode lançar as pessoas em tal pânico que os danos resultantes sejam tão ruins quanto os causados pelo próprio terremoto. Ao passo que tal temor talvez seja exagerado, que dizer dos alarmes falsos? Suponhamos que uma grande cidade suspenda ou reduza sua indústria e comércio normais por causa dum alerta geral de terremoto, mas que nada aconteça depois de um dia ou dois, e o alerta geral seja suspenso. Imagine só as queixas levantadas por causa dos prejuízos econômicos!

Alguns talvez até argumentem contra se avisar o público sobre um terremoto. Quando o Dr. Whitcomb mencionou aos jornais que devastador terremoto poderia atingir a área de Los Ângeles em questão de um ano, um vereador mencionou a possibilidade de se mover um processo contra ele por perdas e danos, visto que o valor dos terrenos e casas seria depreciado pelo seu anúncio.

Nenhum comentário: