terça-feira, 6 de abril de 2010

Por Que Aumentou a Aflição Causada Pelos Terremotos

Jesus, aparentemente, sabia que a população do mundo “explodiria” e que as práticas do homem chegariam quase a ‘arruinar a terra’. (Revelação 11:18) De fato, a população do mundo quase triplicou desde 1914. Nos séculos anteriores, um terremoto de determinada magnitude usualmente afetava menos pessoas do que faria hoje.

Tome o caso de Tangchã. Até os 1870, era apenas uma aldeiazinha. Se o terremoto de 1976 tivesse ocorrido então, as mortes não poderiam ter ultrapassado o pequeno número de habitantes. Em 1879 começou o desenvolvimento industrial. Até os 1970, a população havia aumentado para mais de um milhão de pessoas, preparando o cenário para a grave calamidade de 1976.

Além disso, comparações baseadas simplesmente na escala Richter podem enganar. Por exemplo, o terremoto de 1964, no Alasca, matou 115 pessoas e media 8,5 na escala Richter. O terremoto de Tangchã foi classificado inferior, medindo 8,2. Qual era realmente maior? Medido pelas baixas humanas em vez de pela escala Richter, o evento de Tangchã claramente foi pior, o mais severo do século 20. Os instrumentos não podem medir a magnitude da aflição humana.

Nenhum comentário: